Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DESENHO DE URBANISMO - INTERDISIPLINAR

TURMA: 2° período
Valor: 10,0 pontos
TRABALHO EM GRUPO DE  06 PESSOAS
OBJETIVO: Entendimento da cidade a partir da análise da área central buscando através das disciplinas a fins definir a formação da cidade a partir do seu traçado, parcelamento do solo, ruas, mobilidade urbana, preservação do patrimônio cultural ,identificação de estilos arquitetônico  e desenho ambiental.

FORMA DE TRABALHO: Será fornecido aos alunos a definição de seis subáreas da área central da cidade para serem divididas entre as equipes – 1 subárea para cada equipe. As equipes farão levantamentos em loco, a partir das áreas definidas.  parcelamento do solo e o aerofotogramétrico apresentado em sala devendo ser levantado os seguintes itens e /ou análises:
1.    Usos – comercial, residencial, misto, serviços
2.    Gabaritos – um pavimento, dois pavimento, três pavimentos , etc
3.    Mobilidade Urbana – acessibilidade nas calçadas e nos edifícios – rampa, piso tátil
4.    Equipamentos urbanos – pontos de ônibus, bancos, telefones públicos, caixas de correio, lixeiras;
5.    Arborização; insolação, análise visual da área (paisagem urbana), Marcos, nós, percursos, limites e bairros; comportamento ambiental,
6.    Evolução urbana da área (história e conceitos)
7.    Análise da paisagem urbana: elementos psicológicos do espaço, ambiência (conforto térmico, insolação, arborização)
8.    Análise das tipologias arquitetônicas presentes em cada subárea

A figura abaixo mostra as respectivas subáreas a serem estudadas na área central.

FORMA DE APRESENTAÇÃO: os grupos irão apresentar as pranchas seguindo as especificações do trabalho interdisciplinar com o diagnóstico da área de estudo que constará de textos e fotos e com croquis.
Cada equipe deverá desenvolver os seguintes trabalhos:

1.    Deverão ser fotografadas todas as fachadas de um quarteirão escolhido todo o quarteirão - 360° pela equipe dentro da subárea sendo registradas em seqüência para montagem do sky line possibiltando o entendimento da massa volumétrica e gabaritos da área.Nesta montagem deverão ser identificado os estilos presentes, ano da construção e traçado o Sky line abaixo da seqüência fotográfica identificando a massa volumétrica. Nesta mesma seqüência deverão ser escolhidas duas edificações de valor arquitetônico para ser analisada: estilo, histórico, identificação de elementos que caracterizam o estilo. Os imóveis escolhidos serão fotografados com seus detalhes, foto geral- fachada, sendo apresentado também um croqui do imóvel e destacado os elementos presentes no estilo escolhido.
2.    Maquete das quadras levantadas – subárea na escala 1:1000,com escala gráfica e norte magnético contendo a rua, calçada, parcelamento do solo e ocupação com a colocação dos volumes na maquete em escala, sendo que as edificações de valor arquitetônico deverão ser destacada . Deverá ser apresentado a topografia. A maquete deverá ser confeccionada OBRIGATORIAMENTE EM PAPELÃO ORLY (CINZA) de 2 mm sendo colado o mapa de usos e ocupação do solo das quadras estudadas contendo a rua, o passeio e a volumetria em ISOPOR.
A maquete deverá ser única para cada grupo com as SEIS quadras trabalhadas identificado o número das quadras para que na apresentação que seja montado uma maquete única da turma.
3. Identificação das áreas verdes nas sub-áreas e arborização sendo     colocado na maquetes as árvores. Deverão ser produzidas sequências de fotos das ruas da área estudada com o objetivo de realizar uma análise da visão serial do espaço. Deverá ser analisada e fotografada ou desenhada a presença de elementos arquitetônicos que enfatizam distâncias interpessoais (exemplo de aspectos das praças, etc).

4. Deverá ser realizada uma análise dos aspectos bioclimáticos da área tais como a ação dos ventos, a formação de ilhas de calor, a orientação solar das ruas, os efeitos da poluição, a perda do patrimônio cultural (notadamente o edificado) na área e suas conseqüências para a população. A ausência de vegetação na área e seus efeitos. A disponibilidade de áreas públicas.

5. Os grupos deverão escolher na área UM EDIFÍCIO, mesmo estudado com relação a análise de valor arquitetônico para também serem analisadas os materiais utilizados na construção e os processos construtivos devendo ser feito uma tabela dos materiais descritos, descrição dos principais processos e fotografias.

Nenhum comentário: