Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - CRITÉRIOS E AVALIAÇÕES

Trabalho – Dossiê de Tombamento e Técnicas Construtivas- cRITÉRIOS de avaliação

O trabalho será desenvolvido em grupo
Será escolhido pelos grupos um bem cultural da região para análise e descrição das técnicas construtivas empregadas e para o desenvolvimento do Dossiê de tombamento.

Trabalho Escrito – 7,5 pontos – V2
O trabalho constará dos seguintes itens:
            Capa – 0,5
1.    Introdução -0,5
2.    Histórico do município – 0,5
3.    Histórico do bem cultural – 0,5
4.    Planta (croqui do bem, com medicas básicas e descrição dos cômodos) -0,5
5.    Técnicas Construtivas utilizadas na construção do imóvel (utilizar itens ministrados em sala de aula). Para cada item deverá conter: descrição detalhada das técnicas construtivas -0,5
6.    Ficha de Inventário do bem cultural -0,5
7.    Perímetro de Tombamento (Descrição textual e desenho da delimitação do perímetro) 0,5
8.    Justificativa do Perímetro de Tombamento -0,5
9.    Perímetro de Entorno(Descrição textual e desenho da delimitação do perímetro) 0,5
10.  Justificativa do Perímetro de Entorno – 0,5
11.  Documentação Fotografia (fotos das fachadas, detalhes construtivos, fotos internas, etc, todas com legendas) – 0,5
12.  Procedimento legal para aprovação do tombamento-0,5
13.  Conclusão – 0,5
14.  Bibliografia -0,25
15.  Ficha técnica do trabalho – 0,25
OBS: Caso exista foto histórica do bem estás deverão ser inseridas no trabalho na documentação anexa.

Assessória – 1,5 pontos
Serão avaliados os alunos nas assessórias em grupo, nas aulas referentes ao tema, sendo que para conseguir os pontos destas assessórias os grupos deverão apresentar o que foi desenvolvido na semana

Apresentação do dossiê – 1,0 pontos

Apresentação do trabalho em datashow com os seguintes itens:
            01.Nome do trabalho - Nome da disciplina – nome do grupo- nome do professor
            02.Localização (mapa)
            03. Breve histórico do bem – abordar a importância arquitetônica e histórica do bem cultural
            04. Apresentar a planta
            05. Apresentar as fotos – fachadas, técnicas construtivas, entorno do bem
            06. Apresentar os perímetros de entorno e tombamento – definição e suas delimitação – Porque da definição dos perímetros?

OBS: CADA GRUPO TERÁ um tempo pré determinado PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO SENDO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE O TRABALHO ESCRITO IMPRESSO E UMA CÓPIA DO TRABALHO GRAVADA EM Cd JUNTO COM A APRESENTAÇÃO


Trabalho de Educação patrimonial – criação de cartilha/projeto  – 6 pontos

O trabalho será desenvolvido em grupo
Será escolhido um tema,sendo que o público alvo  será as crianças.
O trabalho constará dos seguintes itens:
            .Capa
            .Conteúdo com textos e desenhos
            . A cartilha deverá ser tratada – colorida
Deverá ser entregue um texto com principais premissas que levaram a elaboração da cartilha como foi apresentada e com relação a educação patrimonial qual foi o recorte e a pesquisa que foi desenvolvida.

Nenhum comentário: