Pesquisar este blog

domingo, 8 de novembro de 2009

PROJETO DE URBANISMO II - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO PROJETO DE CIDADE


NÃO SERÁ DETERMINADO ENTREGA PARCIAIS PARA AVALIAÇÃO DO TRABALHO SENDO ACOMPANHADO AS ASSESSORIAS EM SALA DE AULA.

Projeto de Cidade

Pré requisitos para o desenvolvimento do projeto: A partir da carta topográfica escolhida pelos alunos em visita ao Batalhão em Araguari/MG, deverá ser desenvolvido o projeto de uma cidade para 20.000 habitantes com possibilidade de ampliação para 40.000 habitantes sendo que para o desenvolvimento da proposta deverá ser feito leitura referencial de projeto da cidade de Milton Keynes – Inglaterra, sendo a cidade projetada com os princípios da cidade jardim.

O projeto final deverá ser apresentado em pranchas A1 ou A0 com margem, nome das disciplinas, nome dos alunos sendo o projeto dobrado em formato A4 e entregue com a maquete. Deverá ser apresentado quantas pranchas forem necessárias para a compreensão do projeto, as pranchas deverão ter a topografia, norte magnético, escala sendo que deverá ser compatível para o entendimento da proposta.

O projeto deverá ter as seguintes definições:
1. Memorial descritivo da proposta com o conceito já definido, a vocação em que a cidade está sendo planejada e o que levou ao traçado e as definições projetuais alcançadas,
2. Definição da hierarquia viária, o perfil das vias com ruas, canteiros, ciclovias, áreas verdes, etc.
3. Planta de Zoneamento das diversas áreas criadas com a definição de zonas, coeficientes de aproveitamento, taxa de ocupação, afastamentos e recuos das áreas definidas no projeto de cidade;
As zonas definidas devem ter o mínimo – zona residencial, zona comercial, zona industrial, zona de Interesse Social,etc.
4. Planta com a definição do arruamento, lotes, vias, áreas verdes;
5. Definição e apresentação dos principais lotes – dimensionamento;
6. Apresentação de quadro resumos com as zonas criadas e os coeficientes, recuos e afastamentos;
7. Definição dos principais equipamentos da cidade a partir da vocação definida e os seguintes equipamentos: prefeitura, fórum, Equipamento de Saúde (centro ou posto de saúde), posto policial, delegacia, igrejas, cemitério, etc.
8. Quadro resumo de áreas: áreas verdes – definir parques e praças, áreas institucionais, sistema viários
9. Definição do local da Estação de Tratamento de Água – ETA e da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE;
10. Deverá ser calculado os principais índices de ocupação dos lotes principais de cada zona definida no projeto para o entendimento da volumetria gerada a partir destes índices definidos no projeto;
11. Apresentação de pelo menos dois cortes na área trabalhada mostrando a topografia, as vias definidas e a máxima ocupação dos lotes em volumetria para o entendimento dos volumes gerados a partir da lei de uso e ocupação do solo prevista.
12. Definição dos vetores de crescimento
13. Maquete com a definição da topografia do terreno e a proposta da nova cidade.


O projeto será avaliado em conjunto com a disciplina de Projeto de Urbanismo e Planejamento, Cidades e Regiões Urbanas sendo que será avaliado:
Assessoria,
Maquete,
Projeto: aspectos bioclimáticos e topográficos, relação do projeto com a cidade referencial, Morfologia,sistema viário e edificações, Aspectos Legais e Índices Urbanísticos, Infraestrutura,
Zoneamento: Perímetro Urbano e vetor de expansão, conceitos e tabelas.

Nenhum comentário: