Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PROJETO APROVADO PELO CENTRO DE ESTUDOS URBANOS, CULTURAIS E DA PAISAGEM

O projeto foi aprovado pelo Prof. Adailson Pinheiro Mesquita que orientará o aluno bolsista Lucas Antunes Mesquita.
O Centro de Estudos Urbanos Culturais e da Paisagem está com 03 alunos bolsistas que trabalharão durante o ano de 2009. A eles bom trabalho e sucesso!!!!!!!!!!!!!!!
TÍTULO:Jogos computacionais em Planejamento da produção e planejamento urbano
PROBLEMA: Como o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ligados ao Planejamento e controle da Produção e Planejamento urbano pode ser melhorado por meio da inserção de novas práticas pedagógicas ligadas a jogos computacionais que simulam situações reais e levam o aluno a interagir e refletir a partir das suas decisões.

OBJETIVOS: Elaborar 2 jogos computacionais ligados aos conteúdos das disciplinas de Planejamento e controle da Produção componente do Curso de engenharia de produção e Planejamento Urbano do curso de arquitetura e urbanismo.
Analisar as preferências dos educandos dos dois cursos objeto de estudo pelos modelos pedagógicos de aprendizagem.
Aplicar e analisar os resultados da utilização dos jogos de simulação nos dois cursos objetos de estudo.

METODOLOGIA: A metodologia utilizada para desenvolvimento da pesquisa constará de pesquisas bibliográfica e discussão com autores que já desenvolveram o tema a partir de visitas ao laboratório de engenharia de produção da Universidade Federal de Santa Catarina e a partir de contados por meio eletrônico. O diagnóstico das preferências dos educandos e professores será realizada por meio de pesquisas diretas (questionários e entrevistas). A cada fase de desenvolvimento dos softwares haverá simulações para orientação dos objetivos esperados.

Nenhum comentário: