Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Projeto de Pesquisa em andamento -A ferrovia em Araguari: Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Goiás

Resumo do Projeto

ALUNO BOLSISTA: Marcela Fleuri André de Melo

AGENTE FINANCIADOR: FAPEMIG

PROBLEMA:
Existem vários estudos que envolvem o complexos ferroviário de Araguari, porém nenhuma pesquisa sistemática em documentações que pertencem ao complexo ferroviário como plantas arquitetônicas, documentos e jornais a partir da década de 10 do século XX que constam de documentação do Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto. A partir de estudos sistemáticos e pesquisa deste material, alguns ainda não explorados como é o caso das plantas arquitetônicas, teremos uma leitura tipológica, histórica e arquitetônica destas fontes de pesquisa possibilitando assim descobertas novas e escrever a história do complexo a partir de outras fontes de pesquisa.

OBJETIVOS: Pesquisar e inventariar as plantas arquitetônicas a partir de uma análise e seleção do material disponível, a pesquisa em jornais elaborando assim um panorama arquitetônico e histórico do complexo ferroviário da Goiás em Araguari/MG, a partir das fontes pesquisadas, com a produçãode um artigo e a confecção de fichas de inventário do material pesquisado.

METODOLOGIA: A metodologia para a execução do trabalho será a separação, catalogação e análise das plantas arquitetônicas existentes, fotografia destes materiais, análise dos jornais e descrição dos artigos referentes ao tema e um pequeno resumo destas matérias. Já está sendo pesquisado o as publicações já desenvolvidas (dossiês, planos de inventário, monografias) e após este trabalho será formatado as fichas e elaborado o artigo tratando do tema da pesquisa e dos resultados obtidos a partir das pesquisas a respeito do tema.

Nenhum comentário: